![]() |
www.gurgel800.com.br |
1 - Descrição
O sistema de arrefecimento dos veículos Gurgel BR-800 e constituído basicamente dos seguintes componentes: um radiador, uma bomba d'água, uma válvula termostática e um ventilador, de acionamento elétrico. O sistema é provido também de um reservatório de compensação, o qual assegura a manutenção do correto volume do líquido de arrefecimento no sistema. O reservatório e instalado na saia interna do pára-lama esquerdo.
O líquido de arrefecimento utilizado é a água, a qual é acrescentado o anticorrosivo glicol etileno na proporção de 40%. é indispensável que a concentração de anticorrosivo seja mantida nessa proporção, de modo a obter-se a máxima eficiência do produto, sem contudo prejudicar a troca de calor interna do motor.
Na parte dianteira do coletor central de admissão, está instalado um sensor de temperatura, o qual controla o acendimento da luz indicadora existente no painel, quando a temperatura do liquido de arrefecimento ultrapassar um certo valor limite.
O radiador é de fluxo transversal, ou seja, possui tubos de circulação de líquido dispostos horizontalmente. Está montado no quadro dianteiro do compartimento do motor, fixado por meio de coxins de borracha com prisioneiros e porcas (um em cada lateral e outro na parte inferior do radiador). O radiador é provido de uma tampa com válvula, que controla a pressão no interior do sistema, permitindo que o vapor d'água escape para a atmosfera, quando esta for excessiva, protegendo as mangueiras e componentes do sistema de arrefecimento. A tampa do radiador possui também uma válvula atmosférica, a qual permite a entrada de ar e, conseqüentemente, permite que a água do reservatório de compensação complete o nível do radiador. O radiador incorpora ainda, na região inferior direita, um sensor de temperatura, o qual liga o ventilador do sistema, quando o líquido de arrefecimento atinge certa temperatura.
A bomba d'água é acionada diretamente pela extremidade dianteira da árvore de comando das válvulas.
Uma válvula termostática montada em uma carcaça existente no coletor central de admissão, controla a circulação de líquido refrigerante através do radiador, . de modo a possibilitar um aquecimento mais rápido do motor e mantê-lo sempre a temperatura ideal de funcionamento.
Para evitar riscos de acidentes, não remover a tampa do radiador com o motor quente, sem antes aliviar a pressão do sistema, o que e feito girando-se a mesma de 90°.
Funcionamento
Quando o liquido de arrefecimento está frio, a válvula termostática está na posição fechada, impedindo a sua passagem para o radiador. O líquido circula pelo bloco, cilindros, cabeçotes e coletor central de admissão, aquecendo-se rapidamente.
Quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática se abre e o líquido de arrefecimento passa a circular através do radiador, onde é resfriado a medida que se dirige para a base.
Com o aumento da pressão no sistema, a válvula existente na tampa do radiador permite que uma certa quantidade de vapor d'água escape para a atmosfera, de modo a manter a pressão do sistema sempre dentro dos limites corretos.
Quando o motor esfria, e conseqüentemente a pressão diminui, a depressão que passa a existir na parte superior do radiador é suprida por liquido de arrefecimento, proveniente do reservatório de compensação. Desta forma, com o nível de refrigerante no reservatório dentro das marcas limites, a quantidade de liquido refrigerante existente no sistema será sempre correta.
2 - Localização de Falhas e Testes
A tabela a seguir indica os defeitos mais freqüentemente atribuídos ao sistema de arrefecimento, bem como as possíveis causas destes problemas.
Tabela de Localização de Falhas
Falha | Causa provável |
motor superaquece (luz indicadora do painel acendendo) | Verificar primeiramente se o defeito não está na própria lâmpada ou no sensor. Caso contrário, examinar o motor e o sistema de arrefecimento. Possíveis causas: |
motor demora a atingir a ou não atinge a temperatura normal de funcionamento | Possíveis causas: |
Teste de pressão
1. Ligar o motor do veículo, fazendo-o funcionar até atingir a temperatura normal de funcionamento, desligando-o a seguir.
2. Despressurizar o sistema, girando a tampa do radiador cerca de 90°. Tão logo a pressão estabilize, remover a tampa. Executar esta operação cuidadosamente, de modo a evitar acidentes.
3. Conectar um aparelho de teste de pressão específico para radiadores (compressor com manômetro) no bocal de enchimento do radiador. Certificar-se da perfeita vedação da conexão.
4. Pressurizar o sistema até o máximo de 1,4 bar, mantendo esta pressão por 10 segundos. Se a pressão baixar durante este período, inspecionar o sistema quanto a fugas. Aliviar a pressão do sistema.
5. Testar a tampa do radiador com um equipamento de teste adequado, e observar as leituras de pressão, comparando-as com os valores especificados no Capítulo 6 - Especificações.
6. Instalar a tampa do radiador.
7. Ligar o motor e verificar o nível do liquido de arrefecimento.
Válvula Termostática
1. Posicionar a válvula termostática dentro de um recipiente com água, certificando-se de que o termostato não toque nas paredes (Figura 1.21.1).
Figura 1.21.1 - Teste da válvula termostática
2. Aquecer gradualmente a água, verificando a sua temperatura com um termômetro. A válvula termostática deve começar a abrir as temperaturas indicadas no Capítulo 6 - Especificações.
Somente é possível verificar o início da abertura da válvula termostática; sua abertura total somente ocorre a temperaturas superiores a da ebulição da água.
3 - Verificações e Ajustes
Verificações Gerais do Sistema de Arrefecimento
Nos intervalos das revisões recomendadas, ou sempre que necessário, devem ser verificados os seguintes pontos:
1. Vazamento do líquido de arrefecimento: examinar as mangueiras quanto a rachaduras ou deterioração; radiador, bomba d'água, conexões das mangueiras: vazamentos decorrentes de juntas defeituosas ou aperto incorreto dos parafusos dos cabeçotes; tampa do radiador e reservatório de compensação.
2. Nível do liquido de arrefecimento: a quantidade ao liquido no interior do reservatório de compensação deverá sempre estar compreendida entre as duas marcas existentes no mesmo. Desta forma o sistema trabalhará sempre com a quantidade de líquido correta.
Sempre que for necessário adicionar líquido de arrefecimento, fazê-lo através da tampa do reservatório de compensação.
Observar sempre a porcentagem de 40% de aditivo anticorrosivo, quando for necessário completar o nível de liquido de arrefecimento. Por exemplo: se for necessário adicionar 0.5 litros de líquido de arrefecimento no sistema, observar a proporção de 0,3 litros de água para 0,2 litros de glicol etileno para efetuar a mistura.
Drenagem do Sistema
1. Abrir o capuz e colocar protetores sobre os do veículo.
2. Deslocar o banco direito, remover a tampa de acesso e desligar o cabo negativo da bateria.
3. Aliviar a pressão do sistema, girando de 90° a tampa reservatório de expansão, remover a seguir a tampa.
4. Posicionar um recipiente adequado sob o veículo de modo a coletar o liquido a ser drenado.
5. Soltar as braçadeiras e remover a mangueira inferior do radiador; drenar o liquido refrigerante do sistema.
IMPORTANTE: Durante a drenagem ou qualquer operação no sistema de arrefecimento, observar cuidados no sentido de evitar o contato do liquido refrigerante com a pele ou olhos, uma vez que o aditivo glicol etileno é altamente tóxico. Caso ocorra este contato, lavar imediatamente o local afetado com água corrente e, caso haja irritação no local afetado, procurar cuidados médicos. No caso de ingestão acidental do produto, procurar socorro médico imediatamente.
Limpeza do Sistema
A limpeza do sistema de arrefecimento deverá ser efetuada nos intervalos recomendados, ou quando o sistema se apresentar demasiadamente sujo. Proceder como segue:
1. Drenar o sistema, observando o procedimento descrito anteriormente.
2. Remover o radiador do veículo, voltar a sua parte superior para baixo e colocar uma mangueira com água a alta pressão na conexão da mangueira inferior, lavando-o por fluxo inverso.
3. Remover uma das mangueiras laterais da bomba d'água.
4. Colocar uma mangueira com água a alta pressão na abertura da mangueira e lavar o sistema por fluxo inverso.
5. Reinstalar as mangueiras removidas e o radiador.
6. Reabastecer o sistema, observando o procedimento descrito.
Reabastecimento do Sistema
1. Instalar a mangueira inferior do radiador e fixa-la com as respectivas braçadeiras.
2. Abastecer o sistema, inicialmente através do bocal do radiador, até que o líquido transborde. Instalar a tampa do radiador e completar o nível através do bocal do reservatório de compensação, até atingir a marca de máximo existente no mesmo.
Nota: Observar a proporção de 40% de glicol etileno em adição a água.
3. Fechar a tampa do reservatório de compensação.
4. Ligar a bateria, instalar a tampa de acesso e relocar o banco direito.
5. Ligar o motor do veiculo e verificar quanto a vazamentos nas mangueiras e conexões.
6. Remover o recipiente sob o veículo e os protetores dos pára-lamas; fechar o capuz.
4 - Remoção e Desmontagem
Radiador - Remoção
1. Deslocar o banco direito, remover a tampa de acesso e desligar o cabo negativo da bateria.
2. Drenar o sistema de arrefecimento, observando o procedimento descrito no Capítulo 3 - Verificações e Ajustes.
3. Desligar os terminais do sensor do ventilador do radiador, localizado na base do radiador (Figura 1.21.2).
Figura 1.21.2 - Sensor da luz indicadora
4. Remover a mangueira superior do radiador (Figura 1.21.3).
Figura 1.21.3 - Mangueira superior do radiador
5. Remover as porcas de fixação dos prisioneiros dos coxins do radiador; remover a seguir o radiador, cuidadosamente, de modo a evitar danos ao mesmo.
Ventilador do Radiador - Remoção
1. Deslocar o banco dianteiro, remover a tampa de acesso e desligar o cabo negativo da bateria.
2. Remover o radiador observando o procedimento descrito anteriormente.
3. Desligar o terminal elétrico do ventilador do radiador.
4. Remover os parafusos e arruelas de fixação do conjunto do ventilador ao quadro dianteiro da carroceria e remover o conjunto do ventilador e suporte.
Nota: O ventilador é fornecido somente em conjunto completo, o qual incorpora o ventilador, o motor elétrico e o suporte.
Válvula termostática - Remoção
1. Abrir o capuz e colocar protetores sobre os pára-lamas.
2. Posicionar um recipiente adequado sob o veículo, de modo a coletar o liquido de arrefecimento que eventualmente escoe quando o conjunto da válvula termostática for removido.
3. Remover a braçadeira e desconectar a mangueira da tampa da válvula termostática.
4. Remover os parafusos e arruelas de fixação da tampa da válvula termostática ao coletor central de admissão e remover a tampa (Figura 1.21.4).
Figura 1.21.4 - Suporte da válvula termostática
5. Remover o anel de vedação da válvula termostática e remover a válvula de seu alojamento no coletor central de admissão.
Conjunto da Bomba D'água - Remoção e Desmontagem
1. Abrir o capuz e colocar protetores sobre os pára-lamas.
2. Deslocar o banco direito, remover a tampa de acesso e desligar o cabo negativo da bateria.
3. Drenar os sistema de arrefecimento, observando o procedimento descrito no Capítulo 3 - Verificações e Ajustes.
4. Remover o radiador, observando o procedimento previamente descrito.
5. Soltar as braçadeiras e remover as mangueiras da bomba d'água.
6. Remover as porcas e arruelas de fixação da carcaça da bomba d'água; remover a carcaça da bomba d'água e a respectiva junta (Figura 1.21.5)
Figura 1.21.5 - Carcaça da bomba d'água
7. Remover, com o auxílio da ferramenta G.1.21.01A, o rotor da bomba d'água, girando-o no sentido horário, uma vez que possui rosca à esquerda.
8. Caso haja necessidade de substituição da gaxeta da bomba d'água, removê-la de seu alojamento na tampa da distribuição (Figura 1.21.6).
Figura 1.21.6 - Gaxeta da bomba d'água
Nota: A remoção da gaxeta da bomba d'água somente deverá ser feita nos casos de substituição da mesma, uma vez que, ao removê-la de seu alojamento na tampa de distribuição, a mesma pode ser danificada.
5 - Montagem e Instalação
Conjunto da Bomba D'água - Montagem e Instalação
1. Caso a gaxeta da bomba d'água tenha sido removida, instalar a mesma utilizando-se da ferramenta G.1.21.02A.
2. Instalar o rotor da bomba d'água girando-o no sentido anti-horário (rosca à esquerda). Com o auxilio da ferramenta G1.21.01A, aplicar um torque de 10 a 15 Nm no rotor.
IMPORTANTE: Jamais ultrapassar o torque recomendado para o aperto do rotor da bomba d'água, sob pena de danificar a extremidade rosqueada da árvore de comando das válvulas.
3. Posicionar uma nova junta da carcaça na tampa da distribuição; posicionar a carcaça nos prisioneiros e instalar as respectivas porcas e arruelas de fixação, apertando-as ao torque de 20 a 25 Nm. (Figura 1.21.5).
4. Posicionar as mangueiras na bomba d'água e fixa-las com as respectivas braçadeiras.
5. Instalar o radiador, observando o procedimento descrito.
6. Reabastecer o sistema de arrefecimento, observando o procedimento descrito no Capítulo 3 - Verificações e Ajustes.
7. Ligar o cabo negativo da bateria, instalar a tampa de acesso e relocar o banco direito.
8. Ligar o motor e verificar o sistema quanto a vazamentos, principalmente junto as mangueiras e conexões.
9. Remover os protetores dos pára-lamas e fechar o capuz.
Válvula Termostática - Instalação
1. Posicionar a válvula termostática em seu alojamento no coletor central de admissão (Figura 1.21.7).
Figura 1.21.7 - Posicionamento da válvula termostática
2. Posicionar o anel de vedação da válvula termostática.
3. Instalar a tampa da válvula termostática e instalar os parafusos e arruelas de fixação, apertando-os ao torque de 10 a 15 Nm.
4. Posicionar a mangueira na tampa da válvula termostática e fixá-la com a respectiva braçadeira.
5. Verificar o nível do liquido de arrefecimento, completando, caso haja necessidade. Observar a proporção de 40% de aditivo glicol etileno em adição a água para efetuar a complementação do nível.
6. Remover o recipiente sob o veículo.
7. Ligar o motor e verificar o sistema quanto a vazamentos, principalmente junto a mangueiras e conexões.
8. Remover os protetores do pára-lamas e fechar o capuz.
Ventilador do Radiador - Instalação
1. Posicionar o conjunto do ventilador e suporte em seu local de montagem e fixá-lo com os parafusos e arruelas.
2. Ligar o terminal elétrico do ventilador do radiador.
3. Instalar o radiador, observando o procedimento descrito.
4. Ligar o cabo negativo da bateria, instalar a tampa de acesso e relocar o banco dianteiro direito.
Radiador - Instalação
1. Posicionar o radiador em seu local de montagem no quadro dianteiro do compartimento do motor. Instalar as porcas de fixação dos prisioneiros dos coxins, apertando-as a seguir.
2. Posicionar a mangueira superior do radiador e fixá-la com as respectivas braçadeiras (Figura 1.21.3).
3. Ligar os terminais do sensor de controle do ventilador do radiador, na base do radiador (Figura 1.21.2).
4. Reabastecer o sistema de arrefecimento, observando o procedimento descrito no Capítulo 3 - Verificações e Ajustes.
5. Ligar o motor e verificar o sistema quanto a vazamentos, principalmente junto a mangueiras e conexões.
6. Ligar o cabo negativo da bateria, instalar a tampa de acesso e relocar o banco dianteiro direito.
6 - Especificações
Capacidade
Capacidade do sistema de arrefecimento | 3,4 l |
Aditivo anticorrosivo
Uma solução de água e anticorrosivo pode permanecer no sistema de arrefecimento por um período máximo de dois anos antes de ser renovada. Se for utilizada apenas água no sistema de arrefecimento, os componentes do mesmo estarão sujeitos a forte corrosão. | |
Anticorrosivo recomendado | Glicol etileno |
Proporção do aditivo no sistema | 40% |
Radiador
Tipo fluxo | horizontal |
Válvula Termostática
Temperatura de início de abertura | 73 a 77°C |
Temperatura de abertura total | 89°C |
Bomba d'água
Tipo | centrífuga |
Acionamento | extremidade dianteira da árvore de comando das válvulas |
Tampa do radiador
Pressão de abertura da válvula | 1,0 bar |
Limites de Torque
Nm | mkgf | |
Rotor da bomba d'água | 10 - 15 | 1,0 - 1,5 |
Porcas de fixação da carcaça da bomba d'água | 20 - 25 | 2,0 - 2,5 |
Parafusos de fixação do suporte da válvula termostática | 10 - 15 | 1,0 - 1,5 |