|
Publicações - Quatro Rodas nº 339 de outubro de 1988 15° Salão do Automóvel - Gurgel (página: 74 e 75)
Gurgel - Carro nacional
Rebatizado como BR 800, o Carro Econômico Nacional da Gurgel está no salão em suas novas versões sedã, picape e conversível. Várias coisas mudaram nele desde o protótipo que testamos (QR 327). O motor Gurgel de dois cilindros e 800 cm3 teve as peças redesenhadas para ficar mais leve e render mais. Recalibrados o carburador e a ignição eletrônica, revela a fábrica, o carrinho já faz 23,7 km/litro - de gasolina, já que a Gurgel não admite álcool. A carroceria foi alongada: de 3,11 para 3,19 metros. O interior tem mudanças que melhoram o conforto - como os descansa-braços colocados nas portas. E o estepe, que ficava atrás do segundo banco, agora está embutido na traseira, com acesso fácil por uma portinhola.
Só não se sabe ainda quando o BR 800 estará a venda, nem a que preço. Isso depende da venda de ações da Gurgel, o que, além do reduzido imposto que beneficia o carro, deve acelerar o projeto. Por enquanto, podemos vê-lo no salão, onde a Gurgel exibe ainda seus produtos habituais, como o novo Carajás, que mostramos adiante, entre os off-road.
 BR-800 Picape Uma versão muito simpática do modelo.
 A engenhosa solução para o estepe.
 BR-800 SedãVersão atual do primeiro carro inteiramente nacional. O motor ficou mais leve, o interior mais confortável e o consumo baixou: segundo a fábrica, já faz 23,7 km/l de gasolina.
 O painel: simples e com soluções práticas, como o porta-luvas/maleta.
 BR-800 Conversível Arejado ou com capota de lona, um modelo para o verão.
Versão para impressão
|