|
Publicações - Quatro Rodas nº 324 de julho de 1987 Opinião do leitor (página: 5)
CENA APARECE EM SETEMBRO
Revendo a edição 309, de abril de 1986, vi a notícia sobre o início do projeto Cena (Carro Econômico Nacional), da Gurgel. Mais de um ano depois, como está o projeto? - Fabiano José Szuba (Curitiba, PR).
Quando o Cena será lançado? Tem dois ou quatro lugares? Quantos volumes tem? Gostaria que publicassem uma foto ou desenho dele. - França Meio (Belo Horizonte, MG).
O Gurgel Cena, primeiro carro da série totalmente brasileiro, será apresentado ao público dia 7 de setembro, em Brasilia. Até o final do ano, a fábrica manterá apenas uma produção piloto, de dez carros por dia, passando a mil carros por mês no ano que vem e a cinco mil dentro de cinco anos.
O Cena é um space-car de um volume, com 1,50 m de altura e 1,85 m de distância entre eixos - o que o torna ao mesmo tempo o mais alto e o mais curto carro nacional. É um carro urbano para quatro passageiros e 100 quilos de carga ou utilitário para dois passageiros e 250 quilos de carga. Equipado com motor Gurgel de dois cilindros e 650 cm3, tem tração traseira, potência de 30 cv e velocidade máxima de 100 km/h. Pesando apenas 450 kg, deve fazer cerca de 24 km/l de gasolina. Seu preço, em maio, estava previsto para ficar entre 120 e 150 mil cruzados. O Cena será equipado com uma injeção eletrônica que funciona com a colocação de uma placa individualizada que o motorista pode levar consigo, evitando furtos. O chassi é uma estrutura tubular em forma de gaiola, para proteção dos passageiros. E a carroceria, de fibra de vidro, dispensa pintura.
 | Cena: o primeiro carro todo nacional aparecerá em setembro. |
Versão para impressão
|