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Uma longa viagem com o BR-800


O inspetor de vendas Aurélio A. Fonseca, residente de Belo Horizonte, que adquiriu de um sócio um BR-800, mesmo não sendo acionista da Gurgel Motores, talvez tenha feito a maior viagem com o veículo, que está chamando a atenção do Brasil.


Chegando a Gramado, no Rio Grande do Sul.


Na fronteira do Brasil com a Argentina, uma viagem com muito sucesso.

No total, Aurélio e sua família, a esposa Angélica e a filha Laurien de apenas 2 anos e 6 meses, rodaram 5.065 quilometros, numa viagem que começou em Belo Horizonte, Passou por Pouso Alegre/MG, Jacupiranga/SP, Curitiba/PR, Rio do Sul/SC, Terras de Areia/RS, Porto Alegre/RS, Nova Bassano/RS, Barracão/PR, Foz do Iguaçu/PR, Campo Mourão/PR, Dourados/SP, Divinópolis/MG e finalmente, Belo Horizonte.


Aurélio, a esposa Angélica e a filha Laurien, em direção a Lages, no Rio Grande do Sul


Deixando Joinville, em Santa Catarina

A viagem da família Fonseca foi interamente registrada e detalhada através de um relatório, contendo inclusive os mapas, que Aurélio enviou para a Gurgel Motores. Segundo ele descreveu em sua carta, o relato "tem o intuito de demonstrar o crédito no seu produto e principalmente possuir um veículo de fabricação Gurgel. Trata-se do BR-800 nº 1279, que sigo contando sua história desde a data de aquisição".

E, continua "o sonho estava difícil de ser concretizado, visto que a aquisição só poderia ser feita através da compra das ações e posteriormente sorteio. Um dia, lendo os classificados do Jornal Estado de Minas, vi um anúncio do carro. Fui até o proprietário, negociei e fiz a aquisição do BR-800 com 9 quilometros rodados. Meu entusiasmo com o carro foi grande, minha família e amigos ficaram encantados. Já existia há algum tempo, o desejo de fazer uma viagem com a família para o sul do país. O BR-800 foi a gota d’água".

Aurélio iniciou então o planejamento da viagem, vendendo um gol ano 86 e começou a rodar com o BR-800 a fim de conhecer suas capacidades e limitações e de realizar a revisão dos 1.000 Km antes de ir para a estrada.

"No período de 9 a 1.015 quilometros, quando foi feita a revisão, verifiquei que o veículo não possuía qualquer fator que impedisse a viagem. Chegou o grande dia, o BR-800 estava então com 1.451 Km, devidamente abastecido e revisado, em perfeitas condições de tráfego".

Iniciada a viagem, Aurélio conta os pequenos e poucos problemas acontecidos com o BR-800: houve um pequeno vazamento de óleo do carter, o que foi sanado com o reaperto da tampa; em Curitiba; na rodovia que liga Osório a Porto Alegre, interceptação da polícia Rodoviária Federal. Motivo: velocidade de 105 km/h, acima do limite permitido.

Em todo o total de 5.065 km rodados, Aurélio gastou 326,6 litros de gasolina, andando a uma velocidade média de 78 km/h, com uma bagagem de mais ou menos 120 kg, durante 17 dias. Um dos detalhes importantes é que o BR-800 enfrentou temperaturas de -1 a +33 graus centígrados e altitudes de 1 a 1465 metros, sem apresentar qualquer tipo de problema.

Ao retornar a sua cidade natal, em Belo Horizonte, Aurélio resume a sua viagem da seguinte maneira: "Sucesso, sucesso, foi o que pude constatar durante todo este passeio. A curiosidade em saber alguma coisa sobre o BR-800 era muito grande, tanto no Brasil, como na Argentina e Paraguai. Foi um excelente serviço de marketing esta viagem".

"Estava com pleno conhecimento do veículo e pude dar todas as explicações e informações".


Arquivo Pessoal GNP nº 38 Novembro/Dezembro/89 Página 3
material enviado por Luiz Ribeiro



O Sr. Aurélio A. Fonseca contactou a página Gurgel 800 e forneceu mais dados relacionados a esta viagem.


Complementando a matéria constante no site, naquela oportunidade, teci algumas soluções para alguns problemas observados durante a viagem:

  • A roda sendo do Gol, deveria levar o pneu 155 e não o 145;
  • Necessária uma entrada de ar frontal e saída pelas laterais para haver circulação de ar renovado no interior do veículo e consequentemente desembaçamento e saída de poeira que ficava circulando pelo interior mesmo com janelas abertas;
  • Abertura de uma tampa traseira para facilitar o acondicionamento da bagagem;
  • Troca do cabo da embreagem que era encurtado. Deixei o do Chevette inteiro e funcionou muito melhor.
  • Estes itens, foram incorporados na série seguinte e o que mais me deixou orgulhoso.

    A seguir o relato do abastecimento:

    SaídaOdômetroKmLitrosMédia
    (Km/l)
    Belo Horizonte/MG1451---cheio-------
    Pouso Alegre/MG183538430,812,46
    Jacupiranga/SP229045533,413,62
    Curitiba/PR256927925,011,16
    Rio do Sul/SC302745828,516,07
    Terras de Areia/RS348345634,213,33
    Porto Alegre/RS365617310,316,79
    Nova Bassano/RS408542932,113,36
    Barracão/PR450642131,313,45
    Foz do Iguaçu/PR489839225,815,19
    Campo Mourão/PR526837022,016,81
    Dourado/SP58265838,214,60
    Divinópolis/MG636654038,913,88
    Belo Horizonte/MG651615010,2814,59
    Totalização5065326,5815,50

    Saliento a atenção do Sr. Egon na revenda Revepar em Curitiba/PR, onde troquei um mangonte de freio trazeiro rompido em Jacupiranga/SP.

    Obtive ainda, apoio da Gurgel na pessoa do Sr. Saullo que ficou na logística da viagem.

    Mantenho ainda, uma carta do Dr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel e do Sr.Benedito Rolim Saullo, nas quais, agradecem a confiança e o entusiasmo pelo BR-800 convidando para conhecer as instalações da fábrica e o processo de construção do BR-800, Carajás e Tocantins. Infelizmente, por excesso de compromissos, não pude aproveitar tal convite.

    Lamento até hoje.


    Aurélio A. Fonseca


    Publicações >> DiversasPágina atualizada em: 08/09/2022 23:18