página inicial Publicidade - Gurgel 800 mapa https://gurgel800.com.br/publicacoes/autoesporte/179.php

Publicações >> Auto Esporte

Publicações - Auto Esporte nº 179 de setembro de 1979
Dez anos da Gurgel
(páginas: de 14 a 17)


As marcas brasileiras

Dez anos da Gurgel

Uma empresa genuinamente brasileira, com tecnologia própria e agressiva no mercado de exportação, a Gurgel está comemorando 10 anos de fundação.

De Rio Claro, sai uma linha completa de utilitários com características exclusivas.


Dez anos da Gurgel


No dia 1º de setembro de 1969, era fundada em São Paulo uma nova fábrica de veículos, que surgia com a denominação de GURGEL Indústria e Comércio de Veículos Ltda., sediada na Avenida do Cursino. A firma se propunha a entrar no mercado com diferentes carros para uso misto, híbridos de utilitário e buggy, montados sobre plataforma do sedã Volkswagen.

Agora, quando a empresa, genuinamente brasileira, festeja seu décimo aniversário, muita coisa mudou. A produção vem crescendo de forma marcante; de suas linhas de montagem saem robustos e eficientes utilitários para qualquer terreno, já aprovados em todo o Brasil e homologados em mais de 30 países da Europa, Africa, Américas e Oriente Médio. Há vários anos já não são mais usadas as plataformas Volkswagen, substituidas por um sólido chassi monobloco em barras de aço, revestido de fibra de vidro, que forma um conjunto de alta resistência a impactos. E a própria razão social mudou, pois atualmente a firma se chama GURGEL S/A Indústria e Comércio de Veículos.

A história da GURGEL funde-se com a de seu fundador, o engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, desde criança um apaixonado pela mecânica, e mais tarde um rapaz que sonhava com o dia em que poderia construir seus próprios automóveis. Graduado pela Escola Politécnica de São Paulo, em Engenharia Mecânica e Eletricista, em 1949, e formou-se, em 1953, no General Motors Institute dos Estados Unidos.

Foi, aliás, na General Motors, que ele entrou em contato pela primeira vez com o plástico reforçado, um material então revolucionário, que não necessitava das gigantescas prensas que eram usadas para moldar as carrocerias em chapas de aço. Este material, no estudo do qual Amaral Gurgel se aprofundou bastante, trouxe a solucáo para o seu sonho: a construção de seus próprios automóveis, o que ele vem fazendo dentro de uma filosofia totalmente sua, com tecnologia agora decididamente nacional.


A empresa desenvolveu-se em torno das idéias de seu fundador, o Engº João Augusto Gurgel.

Gurgel como empresa

A Gurgel com seu projeto industrial aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial - C.D.I., através da resolução nº 54 de 28/1/79 e nº 132 de 30/6/70, está hoje instalada na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo, na margem da Rodovia Washington Luíz, km 171, onde ocupa uma área de 360.000 m2. Sua capacidade atual de produção é de 10 carros por dia, isto é, um veículo completo a cada 50 minutos, e possui toda a infra-estrutura necessária para suprir os mercados interno e externo, que mostram constante expansão.

Em São Paulo, onde implantou suas raízes e permaneceu até 1975, a Gurgel possui um escritório, anexo ao qual funcionam um show-room e um centro de apoio técnico aos revendedores.

Em seu 10º ano de vida, com capital totalmente nacional (portanto realmente brasileira), está funcionalmente bem montada. Entre seus 300 empregados contam-se vários engenheiros e técnicos, que se distribuem pelos seus departamentos de Coordenadoria e Projetos, Engenharia de Projetos, Engenharia de Protótipos e Departamento de Estilo. Possui também todas as divisões industriais e administrativas necessárias ao seu perfeito funcionamento, não descuidando da parte comercial, seja em nosso País ou nos diversos mercados externos já conquistados.

A linha de produção

O sistema de produção, através de diversas linhas paralelas de montagem e fabricação, entrega ao mercado uma variada gama de utilitários. No momento, a maior parte dos veículos que saem da linha de montagem são modelos X-12, com predominância para os veículos de capota de lona; mas há também uma significativa parcela das versões X-12-TR e X-12-RM (teto rígido e meia capota). O X-12-M (militar) foi testado pelo Exército, e em várias provas demonstrou boa performance e durabilidade, obtendo aprovação em todas as exigências a que foi submetido.

Linha de montagem
Da linha de montagem saem,
atualmente, oito a dez utilitários por dia.

Completando a linha, há o X-15, versátil utilitário já testado e aprovado por mais de 30 importantes empresas da área do Governo, Forças Armadas, as Emater, Petrobrás, Furnas, Nuclebrás, etc.. É um jipão que pode transportar até nove pessoas, ou duas pessoas mais 500 kg de carga em qualquer terreno. Ainda este ano será fabricado em 4 versões: X-15 pick-up; X-15 cabina dupla; X-15-TR e X-15 militar. Os veículos Gurgel, em virtude desses qualificativos, foram recentemente homologados na Suiça, Holanda e Grécia, após aprovados pelos reconhecídamente exigentes testes locais.

Gurgel X-15
O jipão X-15, a mais nova versão Gurgel.

Todas as unidades são equipadas com motores Volkswagen de 1.600 cm3 e transmissão também VW, com as respectivas garantias de fábrica. Com essa mecânica, de comprovada durabilidade e fácil manutenção, aliada à sua estrutura leve e aerodinâmica, os veículos GURGEL são muito econômicos. A autonomia é garantida por um tanque de 40 litros e mais um camburão reserva com capacidade de 20 litros nos modelos da linha X-12. No modelo X-15, o tanque normal tem capacidade de 80 litros e também é completado com o camburão de 20 litros.

A elevada performance, que permite somar o bom desempenho a uma alta rentabilidade, deve-se à tecnologia e concepção próprias, criadas e desenvolvidas pelo engenheiro João Augusto Gurgel.

Com centro de gravidade bastante baixo, apesar de seu grande vão livre, e suspensão projetada e construída por processos modernos, os veículos superam sem problemas os mais variados desníveis de terreno, comportando-se de modo seguro nas diversas situações que um utilitário deve enfrentar no seu dia-a-dia. Para isso também concorrem as dimensões externas relativamente pequenas, a pequena distância entre-eixos e linhas despojadas de zonas mortas, que lhe permitem entrar e sair de rampas bruscas com até 70% de inclinação, vencendo-as sem dificuldade. Tais qualidades, que o colocam na linha de frente entre os utilitários nacionais, já são conhecidas em todo o País e no Exterior, garantindo sua aceitação em vários mercados.

Linha Gurgel
Comercializada em mais de 30 países,
a linha Gurgel oferece várias versões de utilitários.

A inteligente e prática concepção dos veículos é complementada pelo seu monobloco elaborado pelo exclusivo e patenteado sistema Plasteel, uma resistente combinação de plástico com aço, que torna o conjunto carroceria/chassi praticamente indestrutível, a ponto de sair de fabrica com garantia de 100.000 km. Tal conjunto garante inclusive alta resistência contra impactos e torções de qualquer direção, bem como elimina de vez o problema da ferrugem.

A suspensão é independente nas quatro rodas, com barras de torção na frente e com molas helicoidais e cinta limitadora, atrás. Esse conjunto de suspensão, desenvolvido pela própria fábrica, após exaustivas pesquisas, oferece a necessária segurança para o uso do veículo nos mais acidentados terrenos, além de manter ótimo padrão de conforto interno para um utilitário.

Selectraction

Todos os utilitários saem de fábrica equipados com o sistema Selectration. Trata-se de um dispositivo que permite transferir, ao comando do motorista, toda a tração traseira para a roda esquerda ou direita, independentemente. O Selectraction possibilita oferecer uma correta manobrabilidade sobre terrenos instáveis, além de garantir rápidas correções de trajetórias e vencer curvas de raio bastante curto.

Com o emprego desse sistema, os veículos podem dispensar a tração nas quatro rodas, que aumentaria o peso, o consumo de combustível, o custo da manutenção e, consequentemente, o custo por km rodado. Os Gurgel são dotados de guincho dianteiro, que retiram o carro de situação difícil em qualquer terreno, e serve para muitos outros usos, principalmente para socorrer outros veículos.

Utilizações

Cada vez em maior número, estes utilitários nacionais são encontrados em canteiros de obras, na abertura de estradas, na construção de barragens, sempre se mostrando uma útil ferramenta de trabalho. Nas regiões agrícolas, nas áreas de criação, são utilizados como o principal instrumento de locomoção e transporte. Nas praias, mostra sua fisionomia esportiva e descontraída, inclusive suportando sem alteração as inconveniências da maresia. Na cidade, vem-se mostrando como uma nova opção.

Carro para qualquer terreno
Carro para qualquer terreno, o X-12 mostra
seu bom desempenho fora de estrada.

Todos os Estados brasileiros possuem revendedores capacitados a oferecer assistência técnica. As revendas Volkswagen dão atendimento aos componentes mecânicos fornecidos por aquela empresa, sendo que existem também várias firmas que se especializaram no atendimento da comercialização e assistência técnica desses veículos.

As exportações

Os sólidos e versáteis utilitários são exportados para mais de 30 países, localizados nas três Américas, na Europa, Africa e Oriente Médio. As exportações já atingem a marca de 25% do total produzido. Durante 1978, as vendas externas renderam a cifra de um milhão e 160 mil dólares em divisas, sendo que para este ano deverá registrar-se um sensível incremento. Novos e mais exigentes mercados começam a descobrir o utilitário brasileiro, projetado, desenvolvido e construído com tecnologia totalmente nacional. Cerca de 50 veículos são exportados todos os meses pela fábrica de Rio Claro, sendo que Holanda, Grécia e Ilhas Canárias, na Espanha, são os mais recentes compradores.

Exportação
Em média, 25 a 30 por cento da produção
se destina ao mercado externo.

Outros países em que podem ser vistos os X-12 e X-15 são Alemanha Ocidental, Angola, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, El Salvador, Filipinas, Gabão, Guatemala, Honduras, Ilhas Virgens Britânicas, Nicarágua, Nigéria, Peru, Senegal, Suiça e Venezuela. Na Suíça, toda a linha esteve exposta recentemente, durante o Salão de Genebra, registrando vendas significativas no decorrer da mostra. E na Alemanha Ocidental, em teste comparativo realizado por revista especializada (Hobby), o X-12 obteve os melhores índices ao ser comparado com seus concorrentes de conceituadas marcas européias.

Além disso, novos planos vêm sendo elaborados, visando a obter uma maior penetração nos mercados externos, sem descurar da necessária prestação de assistência técnica em bases fixas ou através de royalties, havendo mesmo estudos para eventual montagem de veículos no Exterior, sob licença especial.

Os utilitários Gurgel também têm marcado sua presença em várias mostras internacionais, desde que pela primeira vez foram expostos no Exterior, em 1972, na Bolívia. Seguiram-se participações em salões europeus de grande importância, sempre com resultados positivos. Atualmente, os modelos da linha X-12, com capota de lona ou teto rígido, ocupam o maior volume entre os exportadores.


Fontes alternativas de energia, como eletricidade e álcool, sempre interessaram à empresa.

Centro de Pesquisas

A empresa de Rio Claro sempre pesquisou e desenvolveu novos veículos, bem como cuidou do aprimoramento dos já existentes, utilizando-se do seu Departamento de Protótipos, que atua com recursos próprios.

X-12 álcool
A Gurgel também já vem efetuando
pesquisas com motores movidos a álcool.

No momento, com apoio do Governo, a Gurgel desenvolve o projeto de instalação de um Centro Técnico de Pesquisas, onde serão aplicadas verbas que ultrapassam o valor de 1 milhão de dólares, cujo objetivo será projetar, construir e testar novos veículos de concepções avançadas, visando principalmente a contribuir com o Governo na solução dos problemas de energia. Sairão, dai, veículos mais econômicos a gasolina, veículos movidos totalmente a álcool e mesmo uma nova linha de carros elétricos, da qual a empresa é a pioneira no Pais.



Publicações >> Auto EsportePágina atualizada em: 18/09/2022 02:46