página inicial Publicidade - Gurgel 800 mapa https://gurgel800.com.br/publicacoes/autoesporte/122.php

Publicações >> Auto Esporte

Publicações - Auto Esporte nº 122 (dezembro de 1974)
Salão - Muito em comum
(página 20)


Salão - Muito em comum

Do jipe ao elétrico

(...)

O engenheiro Amaral Gurgel é um batalhador que com o pessoal da Puma, mais recentemente da Lafer e agora também do Milton Adamo, tem lutado bravamente para fazer carros nacionais. Gurgel firmou pé nos utilitários, com o excelente projeto do Xavante: carroçaria em "fiberglass" e aço unidos pelo processo de sua criação ("plasteel"); motor Volkswagen 1600 e câmbio VW.

Gurgel Xavante

O Xavante é tão versátil que pode sair do atoleiro ou trafegar como um fora-de-estrada e rodar gostosamente como um esportivo "buggy" de capo a abaixada. Tem mercado e colocação assegurados. Todavia, como diz o dr. Gurgel, "o Brasil já perdeu o bonde que nos levaria a ter uma indústria para produzir carros em grande escala, como uma Fiat ou uma Volkswagen. Então, o que podemos fazer é produzir veículos especiais". E nessa ordem de idéias se insere, entre outros, o carro elétrico Itaipú, já localizado detalhadamente por AE. exibido no Salão do Automóvel.

Gurgel Itaipú

Carrinho para uso urbano, desenvolvido para ser utilizado como transporte individual em Rio Claro (SP), o Itaipú da Gurgel tem apenas dois lugares. Sua autonomia é de 60 a 80 quilômetros, movido por 10 baterias de 12 volts, É bem pequeno, como aliás deveria ser: apenas 2 metros e 60 centímetros de comprimento; 1,55 de largura; 1,45 de altura. O peso total é de 820 quilos do quais 320 são das baterias e 500 do carro. A velocidade máxima é de 50 km/h.

(...)



Publicações >> Auto EsportePágina atualizada em: 07/04/2023 19:54