Recuperando o amortecedor dianteiro "Spring-Shock" do BR-800 (1989 e 1990)
A primeira recuperação
Sempre que precisamos executar algum reparo em nosso BR-800, encontramos dificuldades para encontrar peças e/ou oficinas mecânicas que saibam e que queiram trabalhar nesse carro.
Possuo um BR-800 ano 1990. A suspensão dianteira é do tipo Spring-Shock, que era fabricada pela própria Gurgel. Infelizmente a Gurgel não existe mais e, portanto, não se fabricam mais suspensões desse tipo.
Na Yamauto me informaram que esse tipo de suspensão é facilmente reparável e que todas as peças necessárias para a recuperação a Yamauto fornece.
Com o auxílio de pessoas entendidas de mecânica retiramos as duas suspensões e as desmontamos.
Retirada da suspensão
O Spring-Shock é fixado por dois conjuntos parafuso/porca nas suas extremidades.
Desmontagem
Atenção: Dentro do Spring-Shock há uma grande quantidade de óleo.
Retira-se as duas braçadeiras que seguram a coifa (guarda-pó).
As extremidades do Spring-Shock possuem um T rosqueável. A extremidade inferior não precisou ser removida.
Retira-se a coifa. Se estiver muito danificada (rasgada), com certeza o óleo vazará, fazendo com que a suspensão trabalhe sem lubrificação. Além disso, através da coifa podem entrar partículas de sujeira (areia por exemplo). Esses fatores fazem com que a suspensão tenha um desgaste mais acelerado.
Além da coifa, há um batente de borracha e seu suporte.
Deve-se afrouxar os parafusos localizados na parte superior do corpo do Spring-Shock para a retirada de uma tampa. Além do furo central há um menor que provavelmente serve de respiro para o óleo.
Ao remover a tampa, retira-se o êmbolo e a mola.
No êmbolo há um anel de vedação. Na desmontagem, este anel estava totalmente despedaçado. O anel é vendido em tiras e deve ser colado no êmbolo.
Após desmontado, é necessário fazer uma limpeza no corpo cilíndrico do Spring-Shock a fim de remover os fragmentos do anel de vedação do êmbolo e possíveis sujeiras que possam ter entrado através da coifa.
Depois de feita a limpeza de todo o conjunto, faz-se a colagem do anel ao êmbolo. Após a secagem, é só montar.
E quanto ao óleo? Deve ser utilizado óleo comum, do mesmo tipo que se utiliza no motor. A quantidade a ser colocada é de 1,4 litro (em cada suspensão).
Partes da suspensão
Peças adquiridas na Yamauto
Qtd. |
Peça |
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2 |
Anel de vedação do êmbolo |
2 |
Guarda-pó do amortecedor |
2 |
Batente de borracha do amortecedor |
2 |
Bucha superior do amortecedor (T) |
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A segunda recuperação
O Spring-Shock depois de recuperado, funcionou bem durante uns 4 meses. Como o guarda-pó (coifa) se danificou, muito óleo vazou e a suspensão começou a apresentar problemas.
Troquei a coifa e completei o óleo algumas vezes. Praticamente um ano depois da primeira recuperação, fiquei com o carro parado uns 4 dias a fim de recuperar novamente a suspensão por completo.
Quando abri novamente o Spring-Shock, o batente de borracha de um dos amortecedores havia se desintegrado. No outro amortecedor, o anel de vedação tinha se despedaçado. Somente meio anel ainda estava junto ao êmbolo.
Como o anel é vendido em tiras é bem provável que este tenha começado a estragar através de sua emenda.
Vazou muito óleo pelos parafusos/arruelas e também pelo guarda-pó (coifa). Com óleo saindo do amortecedor, a suspensão trabalha sem a lubrificação e o desgaste das peças internas se acelera.
Peças de reposição
Desta vez, procurei no comércio local peças equivalentes.
Guarda-pó (coifa): Utilizei a mesma da junta homocinética do Golf. Tive que colocar um pedaço de mangueira no "T" superior do Spring-Shock, pois a abertura superior da coifa é um pouco mais larga que a "original". Mas com certeza, a vedação fica igual ou até melhor. Preço do Guarda-pó da homocinética do Golf: R$ 6,50 (dezembro/2003).
Batente de borracha: Fui com a peça já deteriorada numa loja de auto-peças. O vendedor me trouxe um batente parecido que, segundo ele, é utilizado na dianteira do Corcel. Preço do batente de borracha do Corcel: R$ 2,50 (dezembro/2003).
Anel de vedação do êmbolo: Como o anel de "amianto" pareceu não ter durabilidade, com um pedaço de nylon (tecnil) e contando com a criatividade de um amigo, confeccionamos um anel sem emendas. A montagem deste é descrita com detalhes abaixo.
Confecção do conjunto êmbolo/anel de vedação
Com um pedaço de nylon (tecnil) e uma serra copo de 108 mm, fizemos um furo e recortamos o nylon ao redor deste furo.
Pedaço de nylon que sobrou do recorte
O êmbolo foi torneado para tirar as rebarbas da colagem anterior e para poder encaixar no furo feito com a serra copo no pedaço de nylon.
Embolo já torneado
Passamos araldite industrial na peça de nylon (no furo) e no êmbolo.
Passando araldite industrial na peça de nylon
e no embolo, separadamente
Juntamos as duas peças e aguardamos o tempo necessário de secagem (24 horas).
Colando o embolo na peça de nylon
Depois de colado, a parte externa da peça de nylon teve que ser torneada até que seu diâmetro fosse um pouco menor que o diâmetro interno do cilindro do Spring-Shock.
Estanto do conjunto êmbolo/anel pronto, partimos para a montagem da suspensão.
Montagem da suspensão
O procedimento da montagem da suspensão foi realizado na seguinte ordem:
Montar o conjunto êmbolo/mola/prato superior.
Colocar aproximadamente 500 ml de óleo no cilindro.
Introduzir o conjunto êmbolo/mola dentro do cilindro.
Fixar a tampa superior ao cilindro do Spring-Shock. Recomenda-se utilizar silicone nas arruelas/parafusos para uma melhor vedação.
Com o auxílio de uma almotolia, introduzir mais óleo dentro do cilindro através do furo existente na tampa superior, até que o óleo comece a transbordar pelo furo.
Colocar a coifa com sua respectiva abraçadeira no pescoço superior (T).
Rosquear o pescoço na parte superior do êmbolo.
Fechar o cilindro com a coifa e fixar a abraçadeira.
A terceira recuperação
O guarda-pó (coifa) do Spring-Shock direito se danificou. Antes que ficasse sem óleo, abri novamente o amortecedor e aproveitei para verificar o anel do êmbolo. Felizmente este encontra-se em perfeito estado.
Troquei a coifa, completei o óleo e instalei o Spring-Shock.
Nesta última recuperação, não utilizei a abraçadeira superior, pois percebi que esta reduzia a vida útil da coifa: quando o amortecedor sobe, a coifa bate no parafuso da abraçadeira. Por fim, a coifa começava a vazar óleo por este ponto.
Mesmo sem a abraçadeira superior, não vazou óleo, pois o pedaço de mangueira entre o "T" superior e a coifa veda de forma adequada.
As fotos abaixo, são do interior do Spring-Shock, um ano depois da recuperação realizada em dezembro/2003 (no texto, identificada como "A segunda recuperação").
"T" superior e coifa do Spring-Shock
Embolo do Spring-Shock
"Miolo" do Spring-Shock
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